
João Pedro Louro tem 30 anos, cresceu em Alcochete e representa uma nova geração de líderes políticos movidos por visão, compromisso e ação.
É Deputado à Assembleia da República e Presidente da Juventude Social Democrata, onde tem liderado com coragem debates estruturantes para o futuro, como a semana de quatro dias de trabalho.
Licenciado em Ciência Política pelo ISCSP, complementou a sua formação em Gestão e Políticas Públicas, prosseguindo estudos em Management and Business Consulting no ISEG. Desde cedo abraçou o associativismo como espaço de participação e construção coletiva, tendo presidido à Associação de Estudantes do ISCSP e à Associação Académica de Lisboa. Integrou também o Conselho Nacional de Educação.
Antes de assumir funções parlamentares, trabalhou como Gestor de Produto nos CTT. Hoje, leva para a política a experiência de quem sabe ouvir, construir pontes e transformar ideias em propostas concretas, com um foco claro de fazer bem por Portugal, com ambição e visão.
//EN
João Pedro Louro is 30 years old, grew up in Alcochete, and represents a new generation of political leaders driven by vision, commitment, and action.
He is a Member of Parliament and President of the Social Democratic Youth, where he has courageously led key debates about the future, such as the four-day workweek.
With a degree in Political Science from ISCSP, he complemented his education with studies in Management and Public Policy, and is pursuing further studies in Management and Business Consulting at ISEG. From an early age he embraced civic associations as spaces for participation and collective development, having served as President of the ISCSP Students’ Union and the Lisbon Academic Association. He was also a member of the National Education Council.
Before taking on parliamentary duties, he worked as a Product Manager at CTT. Today, he brings to politics the experience of someone who knows how to listen, build bridges, and turn ideas into concrete proposals, with a clear focus on doing good for Portugal — with ambition and vision.
CONVERSA – DEMOCRACIA E JUVENTUDE
De acordo com o estudo 50 Anos de Democracia em Portugal, os jovens portugueses votam muito menos do que os mais velhos. Apenas 2% dos jovens na faixa dos 18-24 e 7% (25-34), optam por formas de participação política convencionais. Por outro lado, sabe-se que os jovens estão a movimentar-se no espetro político, com uma maioria a ter uma visão polarizada da política e mais à direita. Por outro lado, um inquérito realizado pelo ‘Fórum Gulbenkian Futuro’ (2020) mostra que a ‘alienação’ ocorre em relação à ‘maquinaria democrática’ e não face aos princípios democráticos, o que contraria a ideia da despolitização ou da apatia da juventude. Será que existe uma fórmula para um match entre a Geração Z e a política? Quem define as regras do jogo – os partidos ou as ideologias? Votar é a única forma de exercer o seu direito cívico? E a confiança, onde fica? Um momento que conta com a participação de todos os presentes para o entendimento do papel dos jovens na modernização da democracia.Conversa com João Pedro Louro, Presidente da Juventude Social Democrata e Sofia Pereira, Secretária Geral da Juventude Socialista. Moderação por: Vasco Galhardo Simões, Fundador Eu voto